44 3346 - 3162 / 44 98407 - 9695
www.ifturismo.com.br

Viagem ao Cáucaso - Azerbaijão, Geórgia e Armênia

13 dias / 12 noites

O Cáucaso é a região que está situada na cruz da Europa e da Ásia e se destaca pela sua diversidade linguística e cultural. Neste passeio, você viajará pelas grandes e pequenas montanhas do Cáucaso, desde o Mar Caspio até o Mar Negro, nos países cristãos e muçulmanos. Três países: Geórgia, Armênia e Azerbaijão e três culturas, idiomas e religiões totalmente diferentes. Você poderá conhecer três capitais impressionantes: Tiblisi, Yerevan e Bakú, sua autenticidade e sua elegante mistura de antiguidade e modernismo.

Armênia - Azerbaijão - Georgia

Yerevan - Baku - Sheki - Tiblisi

Não inclui passagem aérea

Hospedagem com café da manhã

Saídas fixas de Abril a Outubro de 2024.

  •     Café da manhã nos hotéis; 
  • 01 almoço no Azerbaijão, 01 almoço na Geórgia e 01 jantar na Geórgia (sem bebidas); 
  • Visita da cidade de Baku, Tiblisi e Yerevan; 
  • Viagem em carro, microônibus ou ônibus (a depender do número de participantes); 
  • Guia de idioma espanhol; 
  • Entradas conforme programa detalhado. 

DIA 1: BAKU

Chegada ao aeroporto internacional de Baku. Hospedagem.

DIA 2: BAKU – GOBUSTÃO – BAKU

Café da manhã no hotel. Pela manhã viajaremos ao longo da costa do Mar Cáspio até o deserto vulcânico ao sul de Baku. Há milhares de pinturas rupestres da Idade da pedra representando cenas de caça, animais, pessoas e navios. O Parque Nacional Gobustan é uma área protegida localizada a sudoeste de Baku, e as gravuras de pinturas rupestres em pedras da Idade da pedra foram descobertas na década de trinta do século XX na Reserva Natural. As cavernas formadas há milhares de anos merecem destaque especial, sendo as mais antigas pinturas de dez mil anos atrás onde aparecem desenhos feitos pelo homem da Idade da pedra que nos mostra um exemplo claro de como era a arte naquela época, como exemplo disso nas gravuras aparecem animais, navios e cenas de caça. Visitaremos os vulcões de lama numa paisagem lunar. (Excursão aos vulcões de lama depende das condições climáticas). Depois, ao retornar a Baku, visitaremos o Beco dos Mártires com suas magníficas vistas sobre a Baía de Baku. À tarde, o passeio guiado a pé por Baku inclui a cidade medieval murada "Icheri Sheher", com suas vielas estreitas, caravançarais históricos, mesquitas e o Palácio de Shirvan Shas, classificado como patrimônio histórico pela UNESCO. O Palácio dos Governantes do Estado de Shirvan está localizado no ponto mais alto da cidade velha. O Complexo do Palácio dos Shirvanshakhs foi a última residência dos governantes do estado de Shirvan. Na época medieval, este estado era o estado mais poderoso do Azerbaijão. O Palácio dos Shirvanshahs é composto por vários edifícios. Veremos também o símbolo da cidade: a Torre da Donzela (vista exterior), do século XII. Em dezembro de 2000 foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Retorno ao hotel. Hospedagem em Baku.

DIA 3: BAKU – ABSHERON – BAKU

Café da manhã no hotel. Continuaremos com uma excursão à península de Absheron, visitando Ateshgah o “templo da chama eterna”, construído para as orações dos zoroastrianos que viajavam com as caravanas comerciais através do Azerbaijão. O Templo do Fogo Atashgah está localizado a 30 quilômetros do centro de Baku, no sudoeste da aldeia Surakhani na península Absheron. Em seguida, visite a Montanha Yanardag Burning, que está localizada a 25 km do centro de Baku, na aldeia de Mehemmedli. Parada para fotos próximo ao Centro Cultural Heydar Aliyev. Tarde livre. Hospedagem em Baku.

DIA 4: BAKU – SHAMAJA – SHEKI

Café da manhã no hotel. Pela manhã partimos para Sheki. No caminho visitaremos o mausoléu de Diri Baba em Maraza e chegaremos a cidade de Shamaji, que já foi a capital de Shirvan. Visitaremos a Mesquita Shemakha Friday, que é considerada a primeira mesquita do Cáucaso depois da Mesquita de Sexta-Feira de Derbent, que foi construída em 734. Chegada em Sheki. O passeio a pé em Sheki inclui o Palácio de Sheki Khan, caravançarai e lojas de artesanato locais. O Sheki Khan Saray é uma beleza de dois andares, é o palácio que surpreende pelo seu magnífico interior e fora do país. O palácio é ricamente pintado com desenhos anedóticos que mostram cenas de caça e guerra, bem como figuras geométricas e vegetais complexas. No centro da sala há um enorme vitral. de um mosaico de vidro multicolorido (é notável que até 5.000 peças de vidro foram usadas por um metro quadrado). Também visitaremos um workshop Shebeke onde explicarão e organizarão uma master class da produção dos famosos vitrais que vemos no Palácio. Depois iremos à aldeia de Kish para visitar uma igreja caucasiana albanesa (a igreja mais antiga do Cáucaso, que remonta ao século I. Este é um templo de arquitetura albanesa no Cáucaso, que fica sobre o alto de um promontório, nos arredores da cidade de Sheki. Hospedagem em Sheki.

DIA 5: SHEKI – LAGODEJI (FRONTEIRA) – REGIÃO DE KAKHETIA – TIBLISI

Café da manhã. Transferência para a fronteira com a Geórgia. Reunião por volta das 12h. Mudança de veículo e guia. Hoje exploraremos a parte mais fértil e pitoresca da Geórgia - Kakheti, a região conhecida pela sua vinificação, que está associada ao bom vinho e à boa hospitalidade. Aqui perto de você existem vales férteis e cadeias de montanhas nevadas do Grande Cáucaso. Desfrutaremos do tradicional almoço georgiano com os habitantes locais e provaremos os sabores autênticos do produtos recém-colhidos da horta do anfitrião. Sente-se à mesa local, compartilhe uma deliciosa comida preparada com receitas de família e lembranças inesquecíveis que ficarão na nossa memória por sempre. Prepare-se para descobrir a vida dos verdadeiros georgianos! Visitaremos a Cidade do Amor - Signagui. A princípio caminharemos por uma pequena e bela cidade do XVIII, que irá impressioná-lo com a sua incrível muralha antiga e pequenas casas de madeira, decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. Daqui temos uma vista espetacular do Vale Alazani e para as montanhas do Grande Cáucaso. Mais tarde visitaremos uma vinícola típica e provaremos o vinho georgiano produzido em jarras de acordo com a antiga tradição georgiana - exatamente este tipo de vinho foi produzido por camponeses georgianos ao longo dos séculos. O método de vinificação georgiano está incluído na lista do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. À tarde chegada a Tbilisi – capital da Geórgia. Hospedagem no hotel em Tbilisi.

*Nota: Ao atravessar a fronteira, na zona neutra temos que andar com malas, a distância é de aproximadamente 800 metros.

*Nota: Na Geórgia, da fronteira faremos traslado para a cidade de Kvareli apenas com motorista, sem guia. Essa transferência leva 1 hora. Chegaremos à família local, onde encontraremos nosso guia e nos encontraremos com o resto do grupo, com quem faremos a viagem à Geórgia e à Arménia.

DIA 6: TIBLISI

Café da manhã. Hoje iremos explorar a capital da Geórgia - Tbilisi em toda a sua beleza, com suas ruas estreitas, casas de cores, varandas esculpidas, bairros antigos e excelentes exemplos de arquitetura moderna. Vamos começar o percurso desde a igreja de Meteji e desfrutaremos da vista espetacular do centro histórico. Vamos caminhar pelas belas ruelas e visitaremos os principais monumentos da cidade. Então vamos aproveitar do magnífico panorama da Cidade Velha e passando pela antiga Fortaleza de Narikala visitaremos os históricos Banhos de Enxofre, de onde vem o nome da capital. Caminharemos pela Avenida Rustaveli – a rua principal da cidade. Hospedagem no hotel em Tbilisi.
*A maior parte da visita será feita a pé.

DIA 7: TIBLISI – MTSKHETA – GORI – UPLISTSIJE – GUDAURI

Café da manhã. Partida para a antiga capital e centro religioso da Geórgia - Mtskheta (3.000 anos), onde veremos os locais históricos: o antigo Mosteiro de Jvari (século VI) e a impressionante Catedral de Svetitskhoveli (século XI), onde está sepultado o Manto de Cristo. Tanto o Mosteiro de Jvari como a Catedral de Svetitsjoveli é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Mais tarde visitaremos a cidade-caverna de Uplistsije (1º milênio a.C.), que foi a parte mais importante do famosa Rota da Seda. Visitar este lugar fará você viajar no tempo. Este impressionante complexo inclui casas antigas, salões, templos, porões, túneis secretos e teatros. Depois passaremos por Gori, onde faremos uma parada para fotos perto do Museu Joseph Stalin. Subimos em direção ao norte, pela Rodovia Militar da Geórgia e desfrutaremos da espetacular paisagem das magníficas montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, a famosa estação de esqui localizada entre 2.000 e 2.200 metros acima do nível do mar. Jantar e pernoite no hotel Gudauri.
*Em Uplistsije você precisa andar no chão de pedra, há pequenas encostas, escadas para subir/descer, um pequeno túnel para passar. Recomenda-se levar protetor solar, chapéu e sapatos fechados.

DIA 8: GUDAURI – STEPANTSMINDA – TIBLISI

Após o café da manhã seguiremos em direção a Kazbegui. Uma impressionante rota ao longo do rio Térek nos levará a Kazbegi (Stepantsminda) – a principal cidade da região. De Kazbegui faremos uma caminhada a pé 1,5 horas (no total 3h), subiremos por belos vales e florestas que nos levarão a Guergueti, igreja da Trindade localizado a 2170m. acima do nível do mar. Se o tempo permitir, você pode dar uma olhada uma das maiores geleiras do Cáucaso – Monte Kazbegi (5.047m). Depois dessa visita, volto a pé para Kazbegui. À tarde retornaremos a Tbilisi. Passaremos pelo conjunto arquitetônico Ananuri e pelo reservatório de água de Jinvaly, de beleza surpreendente. Hospedagem no hotel em Tbilisi. Tempo de caminhada em Kazbegi: ↑↓435m, 3-4h, 7km
Nota: Em Kazbegi Você pode alugar um carro (4X4) para subir até a Igreja da Trindade.

DIA 9: TIBLISI-SADAJLO (FRONTEIRA) – HAGHPAT – SAGHMOSAVANK – YEREVAN

Após o café da manhã, saída para a fronteira entre Geórgia e Armênia. Reunião na fronteira de Sadajlo, às 10:00. Mudança de transporte e veículo. Partimos para Haghpat, onde visitaremos o mosteiro do mesmo nome, fundado em 976 DC. É o maior complexo monástico da Armênia Medieval e está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construído no final do século X e sofreu algumas transformações nos séculos XII e XIII. É um exemplo de edifício estruturado a partir de uma cúpula central sustentado por quatro grossos pilares sólidos, muito tradicionais na arquitetura nativa. Na abside há um afresco com a representação do Pantocrator. A igreja está unida através de uma paisagem abobadado para casa capitular, obra do século XIII. Em seguida, seguimos em direção ao mosteiro de Sagmosavank, também conhecido como Mosteiro dos Salmos, fundado no século XIII e localizado no impressionante desfiladeiro Qasagh. Partimos para Yerevan onde ficaremos hospedados.

DIA 10: CITY TOUR – ECHMIADZIN – ZVARTNOTS – YEREVAN

Após o café da manhã iniciaremos nosso passeio pela cidade de Yerevan, fundada em 782 a.C., sendo, portanto, uma das cidades mais antigas do mundo. O centro de Yerevan era dominado por enormes edifícios do estilo soviético, mas agora, devido à construção ativa hoje, muitos edifícios aparecem do estilo moderno. Durante o circuito você verá a Praça da República que foi projetada em estilo tradicional da arquitetura armênia e inclui a Casa do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Junto com os principais monumentos da capital você também verá a “Estátua do Gato”, do famoso escultor Fernando Botero, localizado no museu a céu aberto e centro de arte moderna Cafesjian no Complexo Cascade. Subiremos a cachoeira para apreciar a vista panorâmica da cidade, bem como a vista da Ópera de Yerevan. Em seguida, visitamos o Parque Memorial Tsitsernakaberd, dedicado a as vítimas do genocídio armenio, onde se encontra o monumento e museu com o mesmo nome. Em 1995, foi inaugurado um pequeno museu circular subterrâneo junto ao monumento, onde se pode ver e aprender informações básicas sobre os eventos que ocorreram em 1915. Em seguida partiremos para Echmiadzin, localizada a apenas 20 km de Yerevan. A Catedral de Echmiadzin é o coração da Igreja Gregoriana Armênia e é considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. Segundo a lenda, o próprio Jesus Cristo revelou sua localização. A catedral foi construída entre os anos 301 e 303 DC sob o reinado do rei armênio Tirídates III e do primeiro católico da Armênia, São Gregório o Iluminador. No regresso à capital visitaremos as ruínas do templo de Zvartnots, cujo nome significa "anjos celestiais." Este magnífico exemplo da arquitetura do século VII é declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. A construção do templo, dedicado a São Gregório, iniciou-se no ano 642 sob a direção do Católicos Nerses III, que o erigiu no local onde, segundo a tradição, o encontro entre os Rei Trdat III e São Gregório, o Iluminador. Partimos para nosso hotel em Yerevan.

DIA 11: KHOR VIRAP – NORAVANK – YEREVAN

Após o café da manhã partiremos para o mosteiro Khor Virap, cujo nome significa “masmorra profunda” e é um dos destinos turísticos mais emblemáticos da Armênia. Localizado a 45 km de Yerevan, este mosteiro ocupa lugar de destaque na história do país pela ligação com São Gregório, o Iluminador. Nele Século IV, Gregório, o Iluminador, foi preso aqui por 13 anos pelo rei Tirídates III. A lenda conta que o rei, que havia enlouquecido, foi curado por Gregório, o que permitiu a aceitação do Cristianismo como religião oficial na Armênia no ano 301, tornando-se assim o primeiro país cristão do mundo. Continuamos o dia com uma visita ao Mosteiro Noravank, importante centro religioso e cultural do século XII. Localizado a 122 km de Yerevan, Noravank, que significa “Novo Mosteiro”, está localizado em um ambiente de impressionante beleza natural, em local isolado e de difícil acesso. O mosteiro é localizado em um pitoresco desfiladeiro do afluente do rio Arpá, em uma falésia cercada por incríveis formações rochosas vermelhas que se destacam pela sua beleza e singularidade. Em 1996, o Mosteiro Noravank foi incluído na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecendo a sua importância histórico e cultural. Finalmente voltamos ao nosso hotel em Yerevan.

DIA 12: SEVAN – GARNI – GUEGHARD – YEREVAN

Tomamos café da manhã no hotel. Hoje iremos aproximadamente 60 km ao norte de Yerevan, onde encontramos o Lago Sevan. Este enorme lago de montanha que ocupa 5% da superfície da Armênia, é cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é um dos maiores lagos de água doce da região. A paisagem e as águas cristalinas são condições agradáveis ​​para um excelente descanso. O mosteiro da península, Sevanavank (fundada em 874 DC), é o destino mais popular e o lugar mais próximo para se visitar. Partimos para Garni, localizada a cerca de 30 km da capital, cidade famosa por seu templo pagão, construído no século I DC. pelo rei Tirídates I da Armênia e provavelmente dedicado ao deus helenístico Mitra. Este templo, que se ergue sobre uma plataforma triangular, é o único vestígio da cultura pagã que perdurou na Armênia. Após a adoção do Cristianismo no ano 301, o templo pagão perdeu sua relevância e a fortaleza Garni tornou-se a residência de verão dos reis armênios. Hoje em dia, perto do templo estão preservadas as ruínas do palácio real e dos banhos, que apresentam uma impressionante obra de arte. Depois partimos para o Mosteiro de Geghard declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O Mosteiro de Geghard é a obra-prima insuperável da arquitetura armênia do século XIII. Algumas das igrejas do complexo são magistralmente esculpidos em uma enorme rocha. Devido à sua construção e acústica, Geghardavank é o melhor lugar para cantar canções espirituais. Regressamos ao nosso hotel em Yerevan.

DIA 13: YEREVAN

Traslado ao aeroporto e regresso.
Hotel City Park (ou similar)
|
Baku

Macara Sheki (ou similar)
|
Sheki

Hotel Folk (ou similar)
|
Tiblisi

Marco Polo Hotel (ou similar)
|
Gudauri

Hotel Ani Plaza (ou similar)
|
Yerevan

DATAS DE SAÍDA EM 2025: 

 

Abril: 08 (Páscoa Católica e Ortodoxa)* 
Maio: 11  
Junho: 08  
Julho: 06  
Agosto: 03, 17  
Setembro: 07  
Outubro: 05  

 

Garantido a partir de 2 pessoas viajando juntas. 

A partir de USD 3.310 (valor total do pacote por pessoa em acomodação dupla)

A partir de USD 3.250 (valor total do pacote por pessoa em acomodação tripla)

A partir de USD 3.960 (valor total do pacote por pessoa em acomodação single)

 

 

Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).

Consulte para tarifas de hotelaria em categoria superior.

Preços e disponibilidade sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Saída garantida com mínimo 2 participantes.

 

Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).

 

NOITES ADICIONAIS (preços por quarto e por noite): 
 

Noite extra 4* City Park em Bakú:  
Duplo: USD 135 
Individual: USD 120 
Triplo: USD 160 
 

Noite extra 4* Ani Plaza / Hayasa Hotel em Yerevan:  
Duplo: USD 140 
Individual: USD 130 
Triplo: USD 190 

 

SUPLEMENTOS (preço total por pessoa): 

 

* Hotel Hyatt Regency 5* & Marxal 5* em quarto Duplo: USD 215 por pessoa. 

* Hotel Hyatt Regency 5* & Marxal 5*em quarto Individual: USD 400 por pessoa. 

* Hotel Fairmont at Flame Towers 5* & Marxal 5* em quarto Duplo com vista para a cidade: USD 230 por pessoa. 

* Fairmont at Flame Towers 5* & Marxal 5* em quarto Individual com vista para a cidade: USD 430 por pessoa. 

* Traslado hotel-aeroporto em Bakú: USD 60 por pessoa/por trajeto. 

* Traslado na Armênia (fora do programa: hotel-aeroporto): USD 40 por pessoa/por trajeto. 

 

 

1) Reserva 

O cliente deve solicitar a viagem via email e no caso do pedido de reserva da viagem tiver 30 ou mais dias de antecedência ao início do tour, a reserva é considerada confirmada. Caso o pedido de reserva da viagem tenha 29 dias antes do início do tour, o fornecedor local deverá confirmar todos os serviços em até 3 dias úteis ou rejeitar a solicitação. 

 

2) Pagamento 

O orçamento total da viagem deve ser pago em até 2 dias após a confirmação da viagem e no mínimo em até 2 semanas antes do início da viagem. Se o pagamento não for feito em ultrapassados ​​os prazos, o fornecedor local reserva-se o direito de cancelar a viagem. 

 

3) Modificação da viagem pelo organizador 

A viagem é organizada com todas as condições necessárias, mas o organizador local reserva-se o direito de modificar o pacote para melhorá-lo após vendê-lo. Neste caso, a empresa local notifica a TT Operadora, a agência de viagens e o cliente sobre as mudanças. O cliente aceita as modificações ou pode cancelar a viagem. 

 

4) Cancelamento da viagem pelo viajante 

O viajante tem o direito de cancelar a viagem já confirmada por escrito (via email). Neste caso, o viajante deverá compensar o organizador local pelos conceitos indicados abaixo: 

  • Mais de 30 dias antes da chegada – custos administrativos de 3% do valor parcelado;
  • Entre 29 e 20 dias antes da chegada – 35% do valor total;
  • Entre 19 e 10 dias antes da chegada – 55% do valor total;
  • Entre 9 e 5 dias antes da chegada – 75% do valor total;
  • Entre 4 dias ou menos antes da chegada – 100% do valor total.

 

Após reserva da viagem, o cliente poderá trocar com outra pessoa, desde que esta aceite todas as condições mencionadas no contrato. 

 

5) Cancelamento da viagem pelo organizador 

A empresa organizadora reserva-se o direito de cancelar a viagem apenas por motivo de força maior. (acontecimentos de guerra, terrorismo, greves, agitação civil e condições climáticas adversas), que impliquem suspensão dos serviços do pacote turístico ou possam ser causas de danos físicos ou econômico. Se o cancelamento do pacote turístico for feito antes da partida por motivo de força maior, o cliente é reembolsado pela totalidade do orçamento da viagem, exceto despesas bancárias. Se o cancelamento for feito após a partida, o cliente será reembolsado pelo orçamento dos serviços não utilizados. 

 

6) Responsabilidade 

O organizador local da viagem é responsável por cumprir todas as condições mencionadas no itinerário. 

O organizador é responsável pelo envio do voucher final com todas as informações necessárias (hotéis 

contatos confirmados, contatos de guia, número de emergência, detalhes da viagem, etc.) aos viajantes 15 dias antes da chegada e controlar a execução de todos os serviços mencionados no contrato durante a viagem. Caso as condições estipuladas não sejam cumpridas, o organizador local deverá pagar uma indenização ao cliente ou oferecer visitas alternativas. A empresa organizadora local não se responsabiliza pelo pagamento de danos ou roubos. A compensação é paga pelos serviços utilizados que estão incluídos no preço. O operador turístico local não responsável por qualquer atraso, alteração ou omissão do passeio devido a circunstâncias fora do nosso controle. 

 

7) Direitos do cliente 

O cliente tem o direito de reclamar contra a empresa organizadora local por quebra de contrato. Durante a viagem o cliente pode solicitar à agência que todas as condições estejam reunidas. O organizador local deve resolver os problemas imediatamente. Caso os problemas não sejam resolvidos, após a partida o viajante pode reclamar por escrito no prazo de quatro semanas. Os prestadores de serviços devem responder às reclamações recebido dentro de um mês. Reclamações ou objeções apresentadas fora do prazo serão rejeitadas. 

 

8) Passaporte e segurança 

Para cidadãos brasileiros não é necessário visto para entrada na Armênia. 

Já para entrada no Azerbaijão, os brasileiros necessitam de visto – www.evisa.gov.az/es 

Para entrada na Geórgia, cidadãos brasileiros não necessitam de visto: https://geoconsul.gov.ge/en/entering-georgia 

O passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses. 

  •     Café da manhã nos hotéis; 
  • 01 almoço no Azerbaijão, 01 almoço na Geórgia e 01 jantar na Geórgia (sem bebidas); 
  • Visita da cidade de Baku, Tiblisi e Yerevan; 
  • Viagem em carro, microônibus ou ônibus (a depender do número de participantes); 
  • Guia de idioma espanhol; 
  • Entradas conforme programa detalhado. 

DIA 1: BAKU

Chegada ao aeroporto internacional de Baku. Hospedagem.

DIA 2: BAKU – GOBUSTÃO – BAKU

Café da manhã no hotel. Pela manhã viajaremos ao longo da costa do Mar Cáspio até o deserto vulcânico ao sul de Baku. Há milhares de pinturas rupestres da Idade da pedra representando cenas de caça, animais, pessoas e navios. O Parque Nacional Gobustan é uma área protegida localizada a sudoeste de Baku, e as gravuras de pinturas rupestres em pedras da Idade da pedra foram descobertas na década de trinta do século XX na Reserva Natural. As cavernas formadas há milhares de anos merecem destaque especial, sendo as mais antigas pinturas de dez mil anos atrás onde aparecem desenhos feitos pelo homem da Idade da pedra que nos mostra um exemplo claro de como era a arte naquela época, como exemplo disso nas gravuras aparecem animais, navios e cenas de caça. Visitaremos os vulcões de lama numa paisagem lunar. (Excursão aos vulcões de lama depende das condições climáticas). Depois, ao retornar a Baku, visitaremos o Beco dos Mártires com suas magníficas vistas sobre a Baía de Baku. À tarde, o passeio guiado a pé por Baku inclui a cidade medieval murada "Icheri Sheher", com suas vielas estreitas, caravançarais históricos, mesquitas e o Palácio de Shirvan Shas, classificado como patrimônio histórico pela UNESCO. O Palácio dos Governantes do Estado de Shirvan está localizado no ponto mais alto da cidade velha. O Complexo do Palácio dos Shirvanshakhs foi a última residência dos governantes do estado de Shirvan. Na época medieval, este estado era o estado mais poderoso do Azerbaijão. O Palácio dos Shirvanshahs é composto por vários edifícios. Veremos também o símbolo da cidade: a Torre da Donzela (vista exterior), do século XII. Em dezembro de 2000 foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Retorno ao hotel. Hospedagem em Baku.

DIA 3: BAKU – ABSHERON – BAKU

Café da manhã no hotel. Continuaremos com uma excursão à península de Absheron, visitando Ateshgah o “templo da chama eterna”, construído para as orações dos zoroastrianos que viajavam com as caravanas comerciais através do Azerbaijão. O Templo do Fogo Atashgah está localizado a 30 quilômetros do centro de Baku, no sudoeste da aldeia Surakhani na península Absheron. Em seguida, visite a Montanha Yanardag Burning, que está localizada a 25 km do centro de Baku, na aldeia de Mehemmedli. Parada para fotos próximo ao Centro Cultural Heydar Aliyev. Tarde livre. Hospedagem em Baku.

DIA 4: BAKU – SHAMAJA – SHEKI

Café da manhã no hotel. Pela manhã partimos para Sheki. No caminho visitaremos o mausoléu de Diri Baba em Maraza e chegaremos a cidade de Shamaji, que já foi a capital de Shirvan. Visitaremos a Mesquita Shemakha Friday, que é considerada a primeira mesquita do Cáucaso depois da Mesquita de Sexta-Feira de Derbent, que foi construída em 734. Chegada em Sheki. O passeio a pé em Sheki inclui o Palácio de Sheki Khan, caravançarai e lojas de artesanato locais. O Sheki Khan Saray é uma beleza de dois andares, é o palácio que surpreende pelo seu magnífico interior e fora do país. O palácio é ricamente pintado com desenhos anedóticos que mostram cenas de caça e guerra, bem como figuras geométricas e vegetais complexas. No centro da sala há um enorme vitral. de um mosaico de vidro multicolorido (é notável que até 5.000 peças de vidro foram usadas por um metro quadrado). Também visitaremos um workshop Shebeke onde explicarão e organizarão uma master class da produção dos famosos vitrais que vemos no Palácio. Depois iremos à aldeia de Kish para visitar uma igreja caucasiana albanesa (a igreja mais antiga do Cáucaso, que remonta ao século I. Este é um templo de arquitetura albanesa no Cáucaso, que fica sobre o alto de um promontório, nos arredores da cidade de Sheki. Hospedagem em Sheki.

DIA 5: SHEKI – LAGODEJI (FRONTEIRA) – REGIÃO DE KAKHETIA – TIBLISI

Café da manhã. Transferência para a fronteira com a Geórgia. Reunião por volta das 12h. Mudança de veículo e guia. Hoje exploraremos a parte mais fértil e pitoresca da Geórgia - Kakheti, a região conhecida pela sua vinificação, que está associada ao bom vinho e à boa hospitalidade. Aqui perto de você existem vales férteis e cadeias de montanhas nevadas do Grande Cáucaso. Desfrutaremos do tradicional almoço georgiano com os habitantes locais e provaremos os sabores autênticos do produtos recém-colhidos da horta do anfitrião. Sente-se à mesa local, compartilhe uma deliciosa comida preparada com receitas de família e lembranças inesquecíveis que ficarão na nossa memória por sempre. Prepare-se para descobrir a vida dos verdadeiros georgianos! Visitaremos a Cidade do Amor - Signagui. A princípio caminharemos por uma pequena e bela cidade do XVIII, que irá impressioná-lo com a sua incrível muralha antiga e pequenas casas de madeira, decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. Daqui temos uma vista espetacular do Vale Alazani e para as montanhas do Grande Cáucaso. Mais tarde visitaremos uma vinícola típica e provaremos o vinho georgiano produzido em jarras de acordo com a antiga tradição georgiana - exatamente este tipo de vinho foi produzido por camponeses georgianos ao longo dos séculos. O método de vinificação georgiano está incluído na lista do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. À tarde chegada a Tbilisi – capital da Geórgia. Hospedagem no hotel em Tbilisi.

*Nota: Ao atravessar a fronteira, na zona neutra temos que andar com malas, a distância é de aproximadamente 800 metros.

*Nota: Na Geórgia, da fronteira faremos traslado para a cidade de Kvareli apenas com motorista, sem guia. Essa transferência leva 1 hora. Chegaremos à família local, onde encontraremos nosso guia e nos encontraremos com o resto do grupo, com quem faremos a viagem à Geórgia e à Arménia.

DIA 6: TIBLISI

Café da manhã. Hoje iremos explorar a capital da Geórgia - Tbilisi em toda a sua beleza, com suas ruas estreitas, casas de cores, varandas esculpidas, bairros antigos e excelentes exemplos de arquitetura moderna. Vamos começar o percurso desde a igreja de Meteji e desfrutaremos da vista espetacular do centro histórico. Vamos caminhar pelas belas ruelas e visitaremos os principais monumentos da cidade. Então vamos aproveitar do magnífico panorama da Cidade Velha e passando pela antiga Fortaleza de Narikala visitaremos os históricos Banhos de Enxofre, de onde vem o nome da capital. Caminharemos pela Avenida Rustaveli – a rua principal da cidade. Hospedagem no hotel em Tbilisi.
*A maior parte da visita será feita a pé.

DIA 7: TIBLISI – MTSKHETA – GORI – UPLISTSIJE – GUDAURI

Café da manhã. Partida para a antiga capital e centro religioso da Geórgia - Mtskheta (3.000 anos), onde veremos os locais históricos: o antigo Mosteiro de Jvari (século VI) e a impressionante Catedral de Svetitskhoveli (século XI), onde está sepultado o Manto de Cristo. Tanto o Mosteiro de Jvari como a Catedral de Svetitsjoveli é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Mais tarde visitaremos a cidade-caverna de Uplistsije (1º milênio a.C.), que foi a parte mais importante do famosa Rota da Seda. Visitar este lugar fará você viajar no tempo. Este impressionante complexo inclui casas antigas, salões, templos, porões, túneis secretos e teatros. Depois passaremos por Gori, onde faremos uma parada para fotos perto do Museu Joseph Stalin. Subimos em direção ao norte, pela Rodovia Militar da Geórgia e desfrutaremos da espetacular paisagem das magníficas montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, a famosa estação de esqui localizada entre 2.000 e 2.200 metros acima do nível do mar. Jantar e pernoite no hotel Gudauri.
*Em Uplistsije você precisa andar no chão de pedra, há pequenas encostas, escadas para subir/descer, um pequeno túnel para passar. Recomenda-se levar protetor solar, chapéu e sapatos fechados.

DIA 8: GUDAURI – STEPANTSMINDA – TIBLISI

Após o café da manhã seguiremos em direção a Kazbegui. Uma impressionante rota ao longo do rio Térek nos levará a Kazbegi (Stepantsminda) – a principal cidade da região. De Kazbegui faremos uma caminhada a pé 1,5 horas (no total 3h), subiremos por belos vales e florestas que nos levarão a Guergueti, igreja da Trindade localizado a 2170m. acima do nível do mar. Se o tempo permitir, você pode dar uma olhada uma das maiores geleiras do Cáucaso – Monte Kazbegi (5.047m). Depois dessa visita, volto a pé para Kazbegui. À tarde retornaremos a Tbilisi. Passaremos pelo conjunto arquitetônico Ananuri e pelo reservatório de água de Jinvaly, de beleza surpreendente. Hospedagem no hotel em Tbilisi. Tempo de caminhada em Kazbegi: ↑↓435m, 3-4h, 7km
Nota: Em Kazbegi Você pode alugar um carro (4X4) para subir até a Igreja da Trindade.

DIA 9: TIBLISI-SADAJLO (FRONTEIRA) – HAGHPAT – SAGHMOSAVANK – YEREVAN

Após o café da manhã, saída para a fronteira entre Geórgia e Armênia. Reunião na fronteira de Sadajlo, às 10:00. Mudança de transporte e veículo. Partimos para Haghpat, onde visitaremos o mosteiro do mesmo nome, fundado em 976 DC. É o maior complexo monástico da Armênia Medieval e está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construído no final do século X e sofreu algumas transformações nos séculos XII e XIII. É um exemplo de edifício estruturado a partir de uma cúpula central sustentado por quatro grossos pilares sólidos, muito tradicionais na arquitetura nativa. Na abside há um afresco com a representação do Pantocrator. A igreja está unida através de uma paisagem abobadado para casa capitular, obra do século XIII. Em seguida, seguimos em direção ao mosteiro de Sagmosavank, também conhecido como Mosteiro dos Salmos, fundado no século XIII e localizado no impressionante desfiladeiro Qasagh. Partimos para Yerevan onde ficaremos hospedados.

DIA 10: CITY TOUR – ECHMIADZIN – ZVARTNOTS – YEREVAN

Após o café da manhã iniciaremos nosso passeio pela cidade de Yerevan, fundada em 782 a.C., sendo, portanto, uma das cidades mais antigas do mundo. O centro de Yerevan era dominado por enormes edifícios do estilo soviético, mas agora, devido à construção ativa hoje, muitos edifícios aparecem do estilo moderno. Durante o circuito você verá a Praça da República que foi projetada em estilo tradicional da arquitetura armênia e inclui a Casa do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Junto com os principais monumentos da capital você também verá a “Estátua do Gato”, do famoso escultor Fernando Botero, localizado no museu a céu aberto e centro de arte moderna Cafesjian no Complexo Cascade. Subiremos a cachoeira para apreciar a vista panorâmica da cidade, bem como a vista da Ópera de Yerevan. Em seguida, visitamos o Parque Memorial Tsitsernakaberd, dedicado a as vítimas do genocídio armenio, onde se encontra o monumento e museu com o mesmo nome. Em 1995, foi inaugurado um pequeno museu circular subterrâneo junto ao monumento, onde se pode ver e aprender informações básicas sobre os eventos que ocorreram em 1915. Em seguida partiremos para Echmiadzin, localizada a apenas 20 km de Yerevan. A Catedral de Echmiadzin é o coração da Igreja Gregoriana Armênia e é considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. Segundo a lenda, o próprio Jesus Cristo revelou sua localização. A catedral foi construída entre os anos 301 e 303 DC sob o reinado do rei armênio Tirídates III e do primeiro católico da Armênia, São Gregório o Iluminador. No regresso à capital visitaremos as ruínas do templo de Zvartnots, cujo nome significa "anjos celestiais." Este magnífico exemplo da arquitetura do século VII é declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. A construção do templo, dedicado a São Gregório, iniciou-se no ano 642 sob a direção do Católicos Nerses III, que o erigiu no local onde, segundo a tradição, o encontro entre os Rei Trdat III e São Gregório, o Iluminador. Partimos para nosso hotel em Yerevan.

DIA 11: KHOR VIRAP – NORAVANK – YEREVAN

Após o café da manhã partiremos para o mosteiro Khor Virap, cujo nome significa “masmorra profunda” e é um dos destinos turísticos mais emblemáticos da Armênia. Localizado a 45 km de Yerevan, este mosteiro ocupa lugar de destaque na história do país pela ligação com São Gregório, o Iluminador. Nele Século IV, Gregório, o Iluminador, foi preso aqui por 13 anos pelo rei Tirídates III. A lenda conta que o rei, que havia enlouquecido, foi curado por Gregório, o que permitiu a aceitação do Cristianismo como religião oficial na Armênia no ano 301, tornando-se assim o primeiro país cristão do mundo. Continuamos o dia com uma visita ao Mosteiro Noravank, importante centro religioso e cultural do século XII. Localizado a 122 km de Yerevan, Noravank, que significa “Novo Mosteiro”, está localizado em um ambiente de impressionante beleza natural, em local isolado e de difícil acesso. O mosteiro é localizado em um pitoresco desfiladeiro do afluente do rio Arpá, em uma falésia cercada por incríveis formações rochosas vermelhas que se destacam pela sua beleza e singularidade. Em 1996, o Mosteiro Noravank foi incluído na lista provisória de Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecendo a sua importância histórico e cultural. Finalmente voltamos ao nosso hotel em Yerevan.

DIA 12: SEVAN – GARNI – GUEGHARD – YEREVAN

Tomamos café da manhã no hotel. Hoje iremos aproximadamente 60 km ao norte de Yerevan, onde encontramos o Lago Sevan. Este enorme lago de montanha que ocupa 5% da superfície da Armênia, é cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é um dos maiores lagos de água doce da região. A paisagem e as águas cristalinas são condições agradáveis ​​para um excelente descanso. O mosteiro da península, Sevanavank (fundada em 874 DC), é o destino mais popular e o lugar mais próximo para se visitar. Partimos para Garni, localizada a cerca de 30 km da capital, cidade famosa por seu templo pagão, construído no século I DC. pelo rei Tirídates I da Armênia e provavelmente dedicado ao deus helenístico Mitra. Este templo, que se ergue sobre uma plataforma triangular, é o único vestígio da cultura pagã que perdurou na Armênia. Após a adoção do Cristianismo no ano 301, o templo pagão perdeu sua relevância e a fortaleza Garni tornou-se a residência de verão dos reis armênios. Hoje em dia, perto do templo estão preservadas as ruínas do palácio real e dos banhos, que apresentam uma impressionante obra de arte. Depois partimos para o Mosteiro de Geghard declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O Mosteiro de Geghard é a obra-prima insuperável da arquitetura armênia do século XIII. Algumas das igrejas do complexo são magistralmente esculpidos em uma enorme rocha. Devido à sua construção e acústica, Geghardavank é o melhor lugar para cantar canções espirituais. Regressamos ao nosso hotel em Yerevan.

DIA 13: YEREVAN

Traslado ao aeroporto e regresso.

Hotel City Park (ou similar)
|
Baku

Macara Sheki (ou similar)
|
Sheki

Hotel Folk (ou similar)
|
Tiblisi

Marco Polo Hotel (ou similar)
|
Gudauri

Hotel Ani Plaza (ou similar)
|
Yerevan

DATAS DE SAÍDA EM 2025: 

 

Abril: 08 (Páscoa Católica e Ortodoxa)* 
Maio: 11  
Junho: 08  
Julho: 06  
Agosto: 03, 17  
Setembro: 07  
Outubro: 05  

 

Garantido a partir de 2 pessoas viajando juntas. 

A partir de USD 3.310 (valor total do pacote por pessoa em acomodação dupla)

A partir de USD 3.250 (valor total do pacote por pessoa em acomodação tripla)

A partir de USD 3.960 (valor total do pacote por pessoa em acomodação single)

 

 

Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).

Consulte para tarifas de hotelaria em categoria superior.

Preços e disponibilidade sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Saída garantida com mínimo 2 participantes.

 

Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).

 

NOITES ADICIONAIS (preços por quarto e por noite): 
 

Noite extra 4* City Park em Bakú:  
Duplo: USD 135 
Individual: USD 120 
Triplo: USD 160 
 

Noite extra 4* Ani Plaza / Hayasa Hotel em Yerevan:  
Duplo: USD 140 
Individual: USD 130 
Triplo: USD 190 

 

SUPLEMENTOS (preço total por pessoa): 

 

* Hotel Hyatt Regency 5* & Marxal 5* em quarto Duplo: USD 215 por pessoa. 

* Hotel Hyatt Regency 5* & Marxal 5*em quarto Individual: USD 400 por pessoa. 

* Hotel Fairmont at Flame Towers 5* & Marxal 5* em quarto Duplo com vista para a cidade: USD 230 por pessoa. 

* Fairmont at Flame Towers 5* & Marxal 5* em quarto Individual com vista para a cidade: USD 430 por pessoa. 

* Traslado hotel-aeroporto em Bakú: USD 60 por pessoa/por trajeto. 

* Traslado na Armênia (fora do programa: hotel-aeroporto): USD 40 por pessoa/por trajeto. 

 

 

1) Reserva 

O cliente deve solicitar a viagem via email e no caso do pedido de reserva da viagem tiver 30 ou mais dias de antecedência ao início do tour, a reserva é considerada confirmada. Caso o pedido de reserva da viagem tenha 29 dias antes do início do tour, o fornecedor local deverá confirmar todos os serviços em até 3 dias úteis ou rejeitar a solicitação. 

 

2) Pagamento 

O orçamento total da viagem deve ser pago em até 2 dias após a confirmação da viagem e no mínimo em até 2 semanas antes do início da viagem. Se o pagamento não for feito em ultrapassados ​​os prazos, o fornecedor local reserva-se o direito de cancelar a viagem. 

 

3) Modificação da viagem pelo organizador 

A viagem é organizada com todas as condições necessárias, mas o organizador local reserva-se o direito de modificar o pacote para melhorá-lo após vendê-lo. Neste caso, a empresa local notifica a TT Operadora, a agência de viagens e o cliente sobre as mudanças. O cliente aceita as modificações ou pode cancelar a viagem. 

 

4) Cancelamento da viagem pelo viajante 

O viajante tem o direito de cancelar a viagem já confirmada por escrito (via email). Neste caso, o viajante deverá compensar o organizador local pelos conceitos indicados abaixo: 

  • Mais de 30 dias antes da chegada – custos administrativos de 3% do valor parcelado;
  • Entre 29 e 20 dias antes da chegada – 35% do valor total;
  • Entre 19 e 10 dias antes da chegada – 55% do valor total;
  • Entre 9 e 5 dias antes da chegada – 75% do valor total;
  • Entre 4 dias ou menos antes da chegada – 100% do valor total.

 

Após reserva da viagem, o cliente poderá trocar com outra pessoa, desde que esta aceite todas as condições mencionadas no contrato. 

 

5) Cancelamento da viagem pelo organizador 

A empresa organizadora reserva-se o direito de cancelar a viagem apenas por motivo de força maior. (acontecimentos de guerra, terrorismo, greves, agitação civil e condições climáticas adversas), que impliquem suspensão dos serviços do pacote turístico ou possam ser causas de danos físicos ou econômico. Se o cancelamento do pacote turístico for feito antes da partida por motivo de força maior, o cliente é reembolsado pela totalidade do orçamento da viagem, exceto despesas bancárias. Se o cancelamento for feito após a partida, o cliente será reembolsado pelo orçamento dos serviços não utilizados. 

 

6) Responsabilidade 

O organizador local da viagem é responsável por cumprir todas as condições mencionadas no itinerário. 

O organizador é responsável pelo envio do voucher final com todas as informações necessárias (hotéis 

contatos confirmados, contatos de guia, número de emergência, detalhes da viagem, etc.) aos viajantes 15 dias antes da chegada e controlar a execução de todos os serviços mencionados no contrato durante a viagem. Caso as condições estipuladas não sejam cumpridas, o organizador local deverá pagar uma indenização ao cliente ou oferecer visitas alternativas. A empresa organizadora local não se responsabiliza pelo pagamento de danos ou roubos. A compensação é paga pelos serviços utilizados que estão incluídos no preço. O operador turístico local não responsável por qualquer atraso, alteração ou omissão do passeio devido a circunstâncias fora do nosso controle. 

 

7) Direitos do cliente 

O cliente tem o direito de reclamar contra a empresa organizadora local por quebra de contrato. Durante a viagem o cliente pode solicitar à agência que todas as condições estejam reunidas. O organizador local deve resolver os problemas imediatamente. Caso os problemas não sejam resolvidos, após a partida o viajante pode reclamar por escrito no prazo de quatro semanas. Os prestadores de serviços devem responder às reclamações recebido dentro de um mês. Reclamações ou objeções apresentadas fora do prazo serão rejeitadas. 

 

8) Passaporte e segurança 

Para cidadãos brasileiros não é necessário visto para entrada na Armênia. 

Já para entrada no Azerbaijão, os brasileiros necessitam de visto – www.evisa.gov.az/es 

Para entrada na Geórgia, cidadãos brasileiros não necessitam de visto: https://geoconsul.gov.ge/en/entering-georgia 

O passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses. 

PESQUISAR OUTRO PACOTE DE VIAGEM

a partir de

R$ 5.928

+ 9x de R$ 1.537

por pessoa em acomodação dupla de acordo com o câmbio do dia

Solicite uma cotação sem compromisso

    Deseja receber a cotação da passagem aérea?

    SimNão

    Download do pacote em PDF

    PESQUISAR OUTRO PACOTE DE VIAGEM