Cazaquistão e Uzbequistão
12 dias / 11 noites
O nono maior país do mundo, Cazaquistão, é o mais avançado economicamente dos “istões”, graças às suas abundantes reservas de petróleo e de muitos outros minerais valiosos.
Berço da cultura da região há mais de dois milénios, o Uzbequistão é o orgulhoso lar de um fascinante arsenal de arquitetura e cidades antigas, todas profundamente impregnadas da história sangrenta e fascinante da Rota da Seda. Só em termos de pontos turísticos, o Uzbequistão é a maior atração da Ásia Central.
Cazaquistão - Uzbequistão
Almaty - Bukhara - Khiva - Samarcanda - Tashkent
Não inclui passagem aérea
Hospedagem com café da manhã
Saídas fixas de Março à Outubro de 2025
- Hospedagem nos hotéis em quartos DBL/TWN (11 noites);
- Check-in antecipado na chegada ao Uzbequistão;
- Alimentação:
- Cazaquistão: alimentação de acordo com o itinerário (4 cafés da manhã, 4 jantares);
- Uzbequistão: alimentação de acordo com o roteiro (7 cafés da manhã, 6 almoços, 2 jantares);
- Chá e água durante as refeições;
- 1l de água por pessoa por dia;
- Bilhetes de entrada (bilhetes) para museus, monumentos e locais históricos;
- Guia falando espanhol para todas as excursões;
- Bilhete de trem Samarcanda-Tashkent (Classe Econômica);
- Taxas turísticas dos hotéis.
DIA 1 – ASTANA
Às 11h00 Iniciamos a nossa visita a Astana, incluindo:
- O Museu Nacional, inaugurado em 2014, atualmente o maior do Cazaquistão, composto por 10 salas temáticas, incluindo história antiga e medieval, etnografia, história dos Cazaques;
- Uma das maiores mesquitas da Ásia Central – Hazret Sultan;
- Palácio da Paz e do Acordo – edifício em forma de pirâmide, obra-prima do arquiteto britânico Sr. Norman Foster. O Palácio foi construído para conferências dos líderes das religiões tradicionais do mundo e é hoje um dos locais de interesse mais importantes da cidade;
- Torre Baiterek – o símbolo da nova capital do Cazaquistão.
Caminhada pelo Boulevard Nurzhol e visita à Plaza Redonda. No final da caminhada, visite o Jan Shatyr, centro de comércio e lazer. Tempo livre no shopping Jan Shatyr. Jantar no hotel.
DIA 2 – ASTANA – ALMATY
Após o café da manhã, descobriremos a parte histórica de Astana, na margem direita do rio Esil. Caminharemos ao longo do rio Esil com uma vista extraordinária da futurista Ponte Atyrau e visitaremos a Igreja Ortodoxa Russa, a maior da Ásia Central. Visitaremos a Grande Mesquita de Astana, uma atração magnífica da capital do Cazaquistão que vale a pena visitar. Sendo a maior mesquita do país e de toda a Ásia Central, está entre as dez maiores mesquitas do mundo. Excursão à esfera central denominada "Nur Alem". É o elemento central do complexo e é o maior edifício esférico do mundo. Seu diâmetro é de 80 metros e sua altura é de 100 metros. O complexo é um legado da EXPO 2017, que aconteceu durante o verão de 2017 em Astana. No seu interior temos informações sobre o Cazaquistão em relação à sua história, tradições, cultura e região.
18h00 Transfer para o aeroporto.
20h35 Voo para Almaty.
22h15 Chegada. Transfer para o hotel. Hospedagem.
Jantar no hotel.
DIA 3 – ALMATY
Após, saída para passeio de dia inteiro por Almaty.
No horário indicado iniciaremos nosso passeio por Almaty visitando o Parque dos 28 Guardiões Panfilov, a Catedral da Ascensão e o Museu de Instrumentos Musicais Nacionais. Mais de 1.000 objetos estão expostos no acervo do museu, incluindo objetos raros do século XVII. No total são 60 tipos de instrumentos nacionais: kobyz, dombra, syldyrmak (uma espécie de pandeiro) e outros instrumentos nacionais.
Para sentir o verdadeiro espírito da cidade, a sua atmosfera, os seus sabores e cores, não deixe de visitar o Bazar Verde, principal mercado da cidade. Participe na degustação de iguarias típicas como leite de égua e camelo.
Transferência para o Desfiladeiro Medeo (25 km da cidade). A pista de patinação Medeo é a mais alta do mundo. Subiremos de teleférico (comprimento total 6.200 m) até a estação de esqui Shymbulak, localizada no pitoresco vale de Trans-Ilé Alatau, a uma altitude de 2.200 m acima do nível do mar e geleiras no cume. Mais tarde subiremos de teleférico até o Pico de Talgar (3200 m).
Continuamos nosso passeio pelo Parque Kok-Tobe. O Parque Kok-Tobe é uma das principais atrações de Almaty, localizado nas encostas da montanha que leva o mesmo nome e fica a 1.130 metros acima da cidade. É uma zona ajardinada com pitorescos terraços e arvoredos. A partir dos seus miradouros abre-se um maravilhoso panorama das montanhas e da cidade. Ao lado do parque fica uma torre de televisão com 350 metros de altura. A sua localização pitoresca na colina verde de Kok-Tobe, com os picos nevados das montanhas Ilé Alatau ao fundo, tem sido há muito um "cartão de visita" de Almaty. Leva apenas 6 minutos para chegar aqui de teleférico conectando o centro da cidade de Almaty e o Monte Kok-Tobe (comprimento total é de 1.620 m). Transfer para o hotel. Jantar no hotel e hospedagem.
DIA 4 – ALMATY – CÂNONE DE CHARYN – ALMATY
Partida de Almaty para o Charyn Canyon (200 km, 2,5 horas). Um passeio regular de ônibus inclui a visita apenas ao Vale dos Castelos, enquanto nosso passeio de jipe abrange pelo menos mais quatro locais impressionantes que cativam sua imaginação nos cânions. Vista panorâmica do Vale dos Castelos no Canyon Charyn. Deixamos os carros no estacionamento na descida para o Vale dos Castelos. Pegue uma garrafa de água e desça até o desfiladeiro. É uma caminhada fácil com algumas paradas (50 minutos) até o rio Charyn (2 km só de ida). O guia contará as diferenças do Charyn Canyon. Uma breve parada (15 minutos) no rio Charyn à sombra das árvores, aqui você pode fotografar e depois retornar aos carros (1 hora pois se trata de uma subida). Uma pequena pausa de 10 minutos junto aos carros e depois saída à descoberta de outras paisagens fascinantes. Almoço (tipo box lunch). Partida para o Canyon Lunar.
O Canyon Lunar está repleto de riachos e pequenas cachoeiras. O caminho para o rio está cheio de pequenos obstáculos de pedra. Depois de visitar o Canyon subimos ao seu mirante panorâmico.
A passagem é composta por caminhos naturais que por vezes apresentam obstáculos que podem ser ultrapassados num jipe . Visita de diferentes pontos de observação do Canyon – Posto de Pedra (12 km), Napoleão (4 km), Vista Austríaca (2 km). Retorno para Almaty (200 km). 2,5 horas. Jantar e hospedagem no hotel.
DIA 5 – ALMATY – TASHKENT
DIA 6 – TASHKENT
Início da visita à capital do Uzbequistão, cidade onde coexistem o antigo e o moderno. Da parte antiga visitaremos o Barak Khan Madrasa, o complexo arquitetônico Hasti Imam que é o centro religioso mais importante da cidade, depois visitaremos as antigas escolas espirituais: Mausoléu Kafal Shohi, entraremos na Mesquita Tilla Sheykh e no Museu “Alcorão de Kalifa Osman” (século VII). Faremos uma parada no Bazar Chorsu, que é o principal mercado oriental de Tashkent, onde você poderá saborear a comida típica desta região e comprar lembranças do Uzbequistão feitas à mão por artesãos locais. O guia nos contará sobre o devastador terremoto que deixou Tashkent em ruínas em 1966. Veremos o Monumento dedicado a este tema. Desceremos até o Metro que nos surpreenderá com a sua luxuosa decoração em mármore e mosaicos. Almoço em um restaurante local. Continuaremos nosso passeio panorâmico para conhecer a parte moderna da cidade, faremos paradas na Praça da Independência e Eternidade, Praça Amir Temur, apreciaremos a vista exterior do Palácio do século XIX que pertenceu ao neto de Nicolau I Romanov na época em que o Uzbequistão fazia parte do Império Russo.
Hospedagem no hotel em Tashkent.
DIA 7 – TASHKENT – URGENCH – KHIVA
Traslado ao aeroporto para embarque no voo com destino a Urgench (conforme horário do voo). Chegada a Urgench, cidade de trânsito para continuação até uma das cidades mais antigas - Khiva, que fica a 30 km do aeroporto. Chegada, acomodação no hotel.
Khiva (Jiva) é uma cidade-museu, localizada no deserto, é considerada a pérola do Uzbequistão. Há muito tempo, as caravanas da Grande Rota da Seda cruzaram esta cidade. Ruas de paralelepípedos, mesquitas de barro, padrões elaborados e muralhas majestosas impressionarão até o viajante mais experiente. Segundo a lenda, Khiva cresceu em torno de um poço chamado Keivah, que foi cavado por Sem, filho do justo Noé. Os arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI aC. e na verdade seu nome era Kheyvak. O poço com o mesmo nome ainda existe no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastrista. Em 712, depois que Qutayb Ibn Muslim chegou ao poder em Khiva, quase todos os cientistas e representantes de famílias nobres foram aniquilados. Nos séculos IX e XI, Khiva tornou-se um centro religioso e científico, onde trabalharam três personalidades famosas, como Al-Khorezmi e Al-Beruni. Em 1220 Khiva foi destruída pelos soldados de Genghis Khan. No século 16, tribos nômades uzbeques chegaram a Khiva. Em 1598, Khiva foi proclamada capital do Khiva Khanate e, na primeira metade do século XVII, tornou-se um dos centros islâmicos. Lá visitaremos o coração fortificado de Khiva, conhecido como Itchan Kala. Visitaremos também o Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madrassah Mohammed Rahim Khan, o Minarete e Madrass Islom Khodja e a Madrassah Allakuli Khan. Toda a Cidade Velha é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Almoço em um restaurante local. À tarde visita ao complexo arquitetônico Tash Hovli (harém do século XIX), ao Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV - XVIII), à Mesquita Juma (século X) e ao Mausoléu de Said Allauddin. Hospedagem no hotel. Jantar em um restaurante local. Hospedagem no hotel em Khiva.
DIA 8 – KHIVA – BUKHARA
Transferência para Bukhara por estrada (450 km, 7 horas). Almoço (ou almoço piquenique) em restaurante local. Chegada a Bukhara e acomodação no hotel. Bukhara é uma das cidades mais importantes do Uzbequistão e uma das grandes joias do país asiático, que alberga no seu centro histórico um mar de cúpulas turquesa e numerosos monumentos centenários. Um bom lugar para começar a explorar Bukhara é o complexo Lyabi-Hauz, uma grande praça que durante o Canato se tornou o centro comercial e religioso da cidade. Lyabi Hauz, construída entre os séculos XVI e XVII, é o coração da cidade. No centro da praça existe um grande lago, praticamente um dos poucos que restam dos muitos que distribuíam água pela antiga cidade. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma enorme escola corânica construída por volta de 1570, na época era a maior madrasa de toda a Ásia Central e a Madrasa Nodir Devon Begi construída em 1622, em sua decoração podem ser vistos dois pássaros mitológicos. Jantar em um restaurante local. Hospedagem no hotel em Bukhara.
DIA 9 – BUKHARA
Continuamos a nossa viagem por Bukhara, uma cidade milagrosa que viu nascer Avicena, um grande médico do século X, é uma das mais belas de todo o Uzbequistão. Bukhara estava localizada no cruzamento das caravanas de seda chinesa e de especiarias indianas e em sua época representou um grande centro comercial da Ásia Central. Vamos visitar: Mausoléu de Samanidas (séculos IX-X). Situado num agradável parque, este mausoléu alberga o túmulo de Ismail Samani, fundador da dinastia Samanid. Não muito longe encontraremos outro local a visitar em Bukhara: a Mesquita Bolo Haouz. Construída em 1712, esta mesquita tem uma particularidade que a diferencia das demais da cidade: no seu pátio exterior existem 20 belas colunas de madeira talhada decoradas com motivos coloridos. Embora os pilares que sustentam o telhado sejam 20, a mesquita é conhecida como a dos “40 pilares”. O mistério é facilmente revelado: os outros 20 devem ser encontrados no reflexo do lago em frente à mesquita. Almoço em um restaurante local. A seguir visitaremos a Fortaleza da Arca (séculos V-XIX), é a estrutura mais antiga da cidade, foi residência dos emires de Bukhara. E claro que não podemos perder os bazares de Bukhara, situados no cruzamento das ruas mais importantes, sob belos tetos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI conhecidas como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas são recintos abobadados aos quais se uniram um grande número de galerias de comércio e oficinas de artesanato. Aqui vendem bonés de camelo, tecidos bordados (muito bonitos por sinal), tapetes artesanais, pratos de cerâmica, lenços de seda. Aqui podemos viver a experiência de regatear e procurar pequenos e grandes tesouros. Visitaremos também: Mesquita Magoki Attory (século XII), Madrasa Ulughbek (século XV), Madrasa Abdulaziz-Khan (século XVII) e Mausoléu e Fonte Sagrada de Chasmai Ayub (século XIV). Hospedagem no hotel em Bukhara.
DIA 10 – BUKHARA – SAMARCANDA
Saída em confortável transporte para Samarcanda, cidade lendária, conhecida no passado como Maracanda. Chegada e hospedagem no hotel. Almoço em um restaurante local. Em Samarcanda respira-se a Rota da Seda e é, sem dúvida, uma das cidades mais míticas e importantes do Uzbequistão. A famosa Plaza del Registan (traduzida como “lugar das areias”) é um exemplo de arquitetura única, com suas três madrasas, escolas corânicas, decoradas com cúpulas em majólica e turquesa. Este é o antigo coração da cidade medieval, um verdadeiro paraíso arquitetônico representado por uma praça ladeada pelas espetaculares madrassas de Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que formam um complexo de grande beleza. Samarcanda é uma cidade muito importante para os uzbeques, aqui está o Mausoléu de Tamerlão, o grande conquistador da Ásia Central, onde repousam os seus restos mortais e cujo quarto é um dos mais belos exemplos da arte timúrida. Gur-e-Amir, eles chamam de "Tumba do Rei". Ali está sepultado o conquistador, cujo epitáfio “Se eu ressuscitasse do túmulo, o mundo inteiro tremeria” está carregado de lendas. Sabe-se a história de que em 22 de junho de 1941, por ordem de Stalin, o arqueólogo soviético Mikhail Gerasimov exumou seu cadáver da sepultura para reconstruir seu retrato escultórico. Neste mesmo dia, Hitler invadiu a União Soviética e deu início à Grande Guerra Petriana (Segunda Guerra Mundial para a Rússia). Outro dos monumentos mais notáveis de Samarcanda é a Mesquita Bibi Khanum, mesquita em cuja construção participaram os melhores arquitetos e artesãos do império, trazidos como escravos de todas as partes do Grande Império de Tamerlão. Hospedagem no hotel em Samarcanda.
DIA 11 – SAMARCANDA – TASHKENT (Trem)
Terminando as nossas visitas em Samarcanda vamos conhecer: Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos XIX a XV), uma Necrópole Honorária composta por dezenas de mausoléus, decorados com terracota, faiança e azulejos. Um dos primos do profeta Maomé, grandes líderes militares de Tamerlão, bem como seus numerosos parentes estão enterrados lá. Continuamos com a excursão ao Observatório Ulughbek (século XV) - Ulugbeg, neto de Amir Timur e grande cientista do seu tempo. Neste observatório desenvolveu seus estudos em astronomia. Tempo para compras no Bazar Siab. Almoço em um restaurante local. Traslado à estação de trem para embarcar no trem (de acordo com horário disponível). Chegada a Tashkent e acomodação no hotel. Hospedagem no hotel em Tashkent.
DIA 12 – TASHKENT
DATAS DE SAÍDAS EM 2025:
Março: 13, 20, 27
Abril: 03, 10, 17, 24
Maio: 01, 08, 15, 22, 29
Junho: 5, 12, 19, 26
Julho: 03, 10, 17, 24, 31
Agosto: 07, 14, 21, 28
Setembro: 04, 11, 18, 25
Outubro: 02, 09, 16, 23, 30
Novembro: 06, 27
A partir de USD 4.495 (valor total do pacote por pessoa em acomodação dupla)
A partir de USD 5.535 (valor total do pacote por pessoa em acomodação single*)
Bilhete aéreo Astana – Almaty = USD 159 por pessoa
*preço aproximada a ser reconfirmado no momento da reserva
Bilhete aéreo Almaty – Tashkent = USD 225 por pessoa
* preço aproximada a ser reconfirmado no momento da reserva
*Preços válidos para um mínimo de 2 pessoas viajando juntas. Valor do single é valido quando houver no mínimo outros passageiros na mesma viagem. Consulte-nos.
Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).
Preços e disponibilidade sujeitos a alterações sem aviso prévio.
INFORMAÇÕES SOBRE VISTO:
Uzbequistão e Cazaquistão
Cidadãos de Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Chile e México podem entrar e permanecer no Uzbequistão sem visto por até 30 dias.
Cidadãos de outros países latino-americanos podem “obter visto eletrônico” através de https://e-visa.gov.uz
O custo do visto é de US$ 20 por pessoa.
O pagamento pode ser feito através do cartão Visa
É necessário ter consigo passaporte válido por 6 meses – obrigatório.
OBSERVAÇÕES:
▪ A alimentação durante o percurso está prevista em restaurantes locais.
▪ O itinerário está sujeito a alterações dependendo das alterações que as companhias aéreas e linhas ferroviárias possam fazer nos seus horários e dias de operação.
▪ Alguns hotéis de Edifícios baixos no Uzbequistão não têm elevadores
▪ Antes de reservar, consulte a disponibilidade de assentos no avião.
▪ Informe-se sobre a documentação necessária para viajar ao Uzbequistão. É responsabilidade do viajante ter toda a documentação em ordem, é necessário ter passaporte com validade de 6 meses.
▪ Os voos domésticos permitem uma franquia de bagagem de 20 kg no porão e 5 kg na cabine.
▪ Os voos domésticos permitem uma franquia de bagagem de 20 kg no porão e 5 kg na cabine.
- Hospedagem nos hotéis em quartos DBL/TWN (11 noites);
- Check-in antecipado na chegada ao Uzbequistão;
- Alimentação:
- Cazaquistão: alimentação de acordo com o itinerário (4 cafés da manhã, 4 jantares);
- Uzbequistão: alimentação de acordo com o roteiro (7 cafés da manhã, 6 almoços, 2 jantares);
- Chá e água durante as refeições;
- 1l de água por pessoa por dia;
- Bilhetes de entrada (bilhetes) para museus, monumentos e locais históricos;
- Guia falando espanhol para todas as excursões;
- Bilhete de trem Samarcanda-Tashkent (Classe Econômica);
- Taxas turísticas dos hotéis.
DIA 1 – ASTANA
Às 11h00 Iniciamos a nossa visita a Astana, incluindo:
- O Museu Nacional, inaugurado em 2014, atualmente o maior do Cazaquistão, composto por 10 salas temáticas, incluindo história antiga e medieval, etnografia, história dos Cazaques;
- Uma das maiores mesquitas da Ásia Central – Hazret Sultan;
- Palácio da Paz e do Acordo – edifício em forma de pirâmide, obra-prima do arquiteto britânico Sr. Norman Foster. O Palácio foi construído para conferências dos líderes das religiões tradicionais do mundo e é hoje um dos locais de interesse mais importantes da cidade;
- Torre Baiterek – o símbolo da nova capital do Cazaquistão.
Caminhada pelo Boulevard Nurzhol e visita à Plaza Redonda. No final da caminhada, visite o Jan Shatyr, centro de comércio e lazer. Tempo livre no shopping Jan Shatyr. Jantar no hotel.
DIA 2 – ASTANA – ALMATY
Após o café da manhã, descobriremos a parte histórica de Astana, na margem direita do rio Esil. Caminharemos ao longo do rio Esil com uma vista extraordinária da futurista Ponte Atyrau e visitaremos a Igreja Ortodoxa Russa, a maior da Ásia Central. Visitaremos a Grande Mesquita de Astana, uma atração magnífica da capital do Cazaquistão que vale a pena visitar. Sendo a maior mesquita do país e de toda a Ásia Central, está entre as dez maiores mesquitas do mundo. Excursão à esfera central denominada "Nur Alem". É o elemento central do complexo e é o maior edifício esférico do mundo. Seu diâmetro é de 80 metros e sua altura é de 100 metros. O complexo é um legado da EXPO 2017, que aconteceu durante o verão de 2017 em Astana. No seu interior temos informações sobre o Cazaquistão em relação à sua história, tradições, cultura e região.
18h00 Transfer para o aeroporto.
20h35 Voo para Almaty.
22h15 Chegada. Transfer para o hotel. Hospedagem.
Jantar no hotel.
DIA 3 – ALMATY
Após, saída para passeio de dia inteiro por Almaty.
No horário indicado iniciaremos nosso passeio por Almaty visitando o Parque dos 28 Guardiões Panfilov, a Catedral da Ascensão e o Museu de Instrumentos Musicais Nacionais. Mais de 1.000 objetos estão expostos no acervo do museu, incluindo objetos raros do século XVII. No total são 60 tipos de instrumentos nacionais: kobyz, dombra, syldyrmak (uma espécie de pandeiro) e outros instrumentos nacionais.
Para sentir o verdadeiro espírito da cidade, a sua atmosfera, os seus sabores e cores, não deixe de visitar o Bazar Verde, principal mercado da cidade. Participe na degustação de iguarias típicas como leite de égua e camelo.
Transferência para o Desfiladeiro Medeo (25 km da cidade). A pista de patinação Medeo é a mais alta do mundo. Subiremos de teleférico (comprimento total 6.200 m) até a estação de esqui Shymbulak, localizada no pitoresco vale de Trans-Ilé Alatau, a uma altitude de 2.200 m acima do nível do mar e geleiras no cume. Mais tarde subiremos de teleférico até o Pico de Talgar (3200 m).
Continuamos nosso passeio pelo Parque Kok-Tobe. O Parque Kok-Tobe é uma das principais atrações de Almaty, localizado nas encostas da montanha que leva o mesmo nome e fica a 1.130 metros acima da cidade. É uma zona ajardinada com pitorescos terraços e arvoredos. A partir dos seus miradouros abre-se um maravilhoso panorama das montanhas e da cidade. Ao lado do parque fica uma torre de televisão com 350 metros de altura. A sua localização pitoresca na colina verde de Kok-Tobe, com os picos nevados das montanhas Ilé Alatau ao fundo, tem sido há muito um "cartão de visita" de Almaty. Leva apenas 6 minutos para chegar aqui de teleférico conectando o centro da cidade de Almaty e o Monte Kok-Tobe (comprimento total é de 1.620 m). Transfer para o hotel. Jantar no hotel e hospedagem.
DIA 4 – ALMATY – CÂNONE DE CHARYN – ALMATY
Partida de Almaty para o Charyn Canyon (200 km, 2,5 horas). Um passeio regular de ônibus inclui a visita apenas ao Vale dos Castelos, enquanto nosso passeio de jipe abrange pelo menos mais quatro locais impressionantes que cativam sua imaginação nos cânions. Vista panorâmica do Vale dos Castelos no Canyon Charyn. Deixamos os carros no estacionamento na descida para o Vale dos Castelos. Pegue uma garrafa de água e desça até o desfiladeiro. É uma caminhada fácil com algumas paradas (50 minutos) até o rio Charyn (2 km só de ida). O guia contará as diferenças do Charyn Canyon. Uma breve parada (15 minutos) no rio Charyn à sombra das árvores, aqui você pode fotografar e depois retornar aos carros (1 hora pois se trata de uma subida). Uma pequena pausa de 10 minutos junto aos carros e depois saída à descoberta de outras paisagens fascinantes. Almoço (tipo box lunch). Partida para o Canyon Lunar.
O Canyon Lunar está repleto de riachos e pequenas cachoeiras. O caminho para o rio está cheio de pequenos obstáculos de pedra. Depois de visitar o Canyon subimos ao seu mirante panorâmico.
A passagem é composta por caminhos naturais que por vezes apresentam obstáculos que podem ser ultrapassados num jipe . Visita de diferentes pontos de observação do Canyon – Posto de Pedra (12 km), Napoleão (4 km), Vista Austríaca (2 km). Retorno para Almaty (200 km). 2,5 horas. Jantar e hospedagem no hotel.
DIA 5 – ALMATY – TASHKENT
DIA 6 – TASHKENT
Início da visita à capital do Uzbequistão, cidade onde coexistem o antigo e o moderno. Da parte antiga visitaremos o Barak Khan Madrasa, o complexo arquitetônico Hasti Imam que é o centro religioso mais importante da cidade, depois visitaremos as antigas escolas espirituais: Mausoléu Kafal Shohi, entraremos na Mesquita Tilla Sheykh e no Museu “Alcorão de Kalifa Osman” (século VII). Faremos uma parada no Bazar Chorsu, que é o principal mercado oriental de Tashkent, onde você poderá saborear a comida típica desta região e comprar lembranças do Uzbequistão feitas à mão por artesãos locais. O guia nos contará sobre o devastador terremoto que deixou Tashkent em ruínas em 1966. Veremos o Monumento dedicado a este tema. Desceremos até o Metro que nos surpreenderá com a sua luxuosa decoração em mármore e mosaicos. Almoço em um restaurante local. Continuaremos nosso passeio panorâmico para conhecer a parte moderna da cidade, faremos paradas na Praça da Independência e Eternidade, Praça Amir Temur, apreciaremos a vista exterior do Palácio do século XIX que pertenceu ao neto de Nicolau I Romanov na época em que o Uzbequistão fazia parte do Império Russo.
Hospedagem no hotel em Tashkent.
DIA 7 – TASHKENT – URGENCH – KHIVA
Traslado ao aeroporto para embarque no voo com destino a Urgench (conforme horário do voo). Chegada a Urgench, cidade de trânsito para continuação até uma das cidades mais antigas - Khiva, que fica a 30 km do aeroporto. Chegada, acomodação no hotel.
Khiva (Jiva) é uma cidade-museu, localizada no deserto, é considerada a pérola do Uzbequistão. Há muito tempo, as caravanas da Grande Rota da Seda cruzaram esta cidade. Ruas de paralelepípedos, mesquitas de barro, padrões elaborados e muralhas majestosas impressionarão até o viajante mais experiente. Segundo a lenda, Khiva cresceu em torno de um poço chamado Keivah, que foi cavado por Sem, filho do justo Noé. Os arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI aC. e na verdade seu nome era Kheyvak. O poço com o mesmo nome ainda existe no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastrista. Em 712, depois que Qutayb Ibn Muslim chegou ao poder em Khiva, quase todos os cientistas e representantes de famílias nobres foram aniquilados. Nos séculos IX e XI, Khiva tornou-se um centro religioso e científico, onde trabalharam três personalidades famosas, como Al-Khorezmi e Al-Beruni. Em 1220 Khiva foi destruída pelos soldados de Genghis Khan. No século 16, tribos nômades uzbeques chegaram a Khiva. Em 1598, Khiva foi proclamada capital do Khiva Khanate e, na primeira metade do século XVII, tornou-se um dos centros islâmicos. Lá visitaremos o coração fortificado de Khiva, conhecido como Itchan Kala. Visitaremos também o Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madrassah Mohammed Rahim Khan, o Minarete e Madrass Islom Khodja e a Madrassah Allakuli Khan. Toda a Cidade Velha é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Almoço em um restaurante local. À tarde visita ao complexo arquitetônico Tash Hovli (harém do século XIX), ao Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV - XVIII), à Mesquita Juma (século X) e ao Mausoléu de Said Allauddin. Hospedagem no hotel. Jantar em um restaurante local. Hospedagem no hotel em Khiva.
DIA 8 – KHIVA – BUKHARA
Transferência para Bukhara por estrada (450 km, 7 horas). Almoço (ou almoço piquenique) em restaurante local. Chegada a Bukhara e acomodação no hotel. Bukhara é uma das cidades mais importantes do Uzbequistão e uma das grandes joias do país asiático, que alberga no seu centro histórico um mar de cúpulas turquesa e numerosos monumentos centenários. Um bom lugar para começar a explorar Bukhara é o complexo Lyabi-Hauz, uma grande praça que durante o Canato se tornou o centro comercial e religioso da cidade. Lyabi Hauz, construída entre os séculos XVI e XVII, é o coração da cidade. No centro da praça existe um grande lago, praticamente um dos poucos que restam dos muitos que distribuíam água pela antiga cidade. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma enorme escola corânica construída por volta de 1570, na época era a maior madrasa de toda a Ásia Central e a Madrasa Nodir Devon Begi construída em 1622, em sua decoração podem ser vistos dois pássaros mitológicos. Jantar em um restaurante local. Hospedagem no hotel em Bukhara.
DIA 9 – BUKHARA
Continuamos a nossa viagem por Bukhara, uma cidade milagrosa que viu nascer Avicena, um grande médico do século X, é uma das mais belas de todo o Uzbequistão. Bukhara estava localizada no cruzamento das caravanas de seda chinesa e de especiarias indianas e em sua época representou um grande centro comercial da Ásia Central. Vamos visitar: Mausoléu de Samanidas (séculos IX-X). Situado num agradável parque, este mausoléu alberga o túmulo de Ismail Samani, fundador da dinastia Samanid. Não muito longe encontraremos outro local a visitar em Bukhara: a Mesquita Bolo Haouz. Construída em 1712, esta mesquita tem uma particularidade que a diferencia das demais da cidade: no seu pátio exterior existem 20 belas colunas de madeira talhada decoradas com motivos coloridos. Embora os pilares que sustentam o telhado sejam 20, a mesquita é conhecida como a dos “40 pilares”. O mistério é facilmente revelado: os outros 20 devem ser encontrados no reflexo do lago em frente à mesquita. Almoço em um restaurante local. A seguir visitaremos a Fortaleza da Arca (séculos V-XIX), é a estrutura mais antiga da cidade, foi residência dos emires de Bukhara. E claro que não podemos perder os bazares de Bukhara, situados no cruzamento das ruas mais importantes, sob belos tetos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI conhecidas como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas são recintos abobadados aos quais se uniram um grande número de galerias de comércio e oficinas de artesanato. Aqui vendem bonés de camelo, tecidos bordados (muito bonitos por sinal), tapetes artesanais, pratos de cerâmica, lenços de seda. Aqui podemos viver a experiência de regatear e procurar pequenos e grandes tesouros. Visitaremos também: Mesquita Magoki Attory (século XII), Madrasa Ulughbek (século XV), Madrasa Abdulaziz-Khan (século XVII) e Mausoléu e Fonte Sagrada de Chasmai Ayub (século XIV). Hospedagem no hotel em Bukhara.
DIA 10 – BUKHARA – SAMARCANDA
Saída em confortável transporte para Samarcanda, cidade lendária, conhecida no passado como Maracanda. Chegada e hospedagem no hotel. Almoço em um restaurante local. Em Samarcanda respira-se a Rota da Seda e é, sem dúvida, uma das cidades mais míticas e importantes do Uzbequistão. A famosa Plaza del Registan (traduzida como “lugar das areias”) é um exemplo de arquitetura única, com suas três madrasas, escolas corânicas, decoradas com cúpulas em majólica e turquesa. Este é o antigo coração da cidade medieval, um verdadeiro paraíso arquitetônico representado por uma praça ladeada pelas espetaculares madrassas de Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que formam um complexo de grande beleza. Samarcanda é uma cidade muito importante para os uzbeques, aqui está o Mausoléu de Tamerlão, o grande conquistador da Ásia Central, onde repousam os seus restos mortais e cujo quarto é um dos mais belos exemplos da arte timúrida. Gur-e-Amir, eles chamam de "Tumba do Rei". Ali está sepultado o conquistador, cujo epitáfio “Se eu ressuscitasse do túmulo, o mundo inteiro tremeria” está carregado de lendas. Sabe-se a história de que em 22 de junho de 1941, por ordem de Stalin, o arqueólogo soviético Mikhail Gerasimov exumou seu cadáver da sepultura para reconstruir seu retrato escultórico. Neste mesmo dia, Hitler invadiu a União Soviética e deu início à Grande Guerra Petriana (Segunda Guerra Mundial para a Rússia). Outro dos monumentos mais notáveis de Samarcanda é a Mesquita Bibi Khanum, mesquita em cuja construção participaram os melhores arquitetos e artesãos do império, trazidos como escravos de todas as partes do Grande Império de Tamerlão. Hospedagem no hotel em Samarcanda.
DIA 11 – SAMARCANDA – TASHKENT (Trem)
Terminando as nossas visitas em Samarcanda vamos conhecer: Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos XIX a XV), uma Necrópole Honorária composta por dezenas de mausoléus, decorados com terracota, faiança e azulejos. Um dos primos do profeta Maomé, grandes líderes militares de Tamerlão, bem como seus numerosos parentes estão enterrados lá. Continuamos com a excursão ao Observatório Ulughbek (século XV) - Ulugbeg, neto de Amir Timur e grande cientista do seu tempo. Neste observatório desenvolveu seus estudos em astronomia. Tempo para compras no Bazar Siab. Almoço em um restaurante local. Traslado à estação de trem para embarcar no trem (de acordo com horário disponível). Chegada a Tashkent e acomodação no hotel. Hospedagem no hotel em Tashkent.
DIA 12 – TASHKENT
DATAS DE SAÍDAS EM 2025:
Março: 13, 20, 27
Abril: 03, 10, 17, 24
Maio: 01, 08, 15, 22, 29
Junho: 5, 12, 19, 26
Julho: 03, 10, 17, 24, 31
Agosto: 07, 14, 21, 28
Setembro: 04, 11, 18, 25
Outubro: 02, 09, 16, 23, 30
Novembro: 06, 27
A partir de USD 4.495 (valor total do pacote por pessoa em acomodação dupla)
A partir de USD 5.535 (valor total do pacote por pessoa em acomodação single*)
Bilhete aéreo Astana – Almaty = USD 159 por pessoa
*preço aproximada a ser reconfirmado no momento da reserva
Bilhete aéreo Almaty – Tashkent = USD 225 por pessoa
* preço aproximada a ser reconfirmado no momento da reserva
*Preços válidos para um mínimo de 2 pessoas viajando juntas. Valor do single é valido quando houver no mínimo outros passageiros na mesma viagem. Consulte-nos.
Serão acrescidas taxas de USD 50 por trâmites bancários (taxa por reserva).
Preços e disponibilidade sujeitos a alterações sem aviso prévio.
INFORMAÇÕES SOBRE VISTO:
Uzbequistão e Cazaquistão
Cidadãos de Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Chile e México podem entrar e permanecer no Uzbequistão sem visto por até 30 dias.
Cidadãos de outros países latino-americanos podem “obter visto eletrônico” através de https://e-visa.gov.uz
O custo do visto é de US$ 20 por pessoa.
O pagamento pode ser feito através do cartão Visa
É necessário ter consigo passaporte válido por 6 meses – obrigatório.
OBSERVAÇÕES:
▪ A alimentação durante o percurso está prevista em restaurantes locais.
▪ O itinerário está sujeito a alterações dependendo das alterações que as companhias aéreas e linhas ferroviárias possam fazer nos seus horários e dias de operação.
▪ Alguns hotéis de Edifícios baixos no Uzbequistão não têm elevadores
▪ Antes de reservar, consulte a disponibilidade de assentos no avião.
▪ Informe-se sobre a documentação necessária para viajar ao Uzbequistão. É responsabilidade do viajante ter toda a documentação em ordem, é necessário ter passaporte com validade de 6 meses.
▪ Os voos domésticos permitem uma franquia de bagagem de 20 kg no porão e 5 kg na cabine.
▪ Os voos domésticos permitem uma franquia de bagagem de 20 kg no porão e 5 kg na cabine.
a partir de
R$ 8.442
+ 9x de R$ 2.189
por pessoa em acomodação dupla de acordo com o câmbio do dia
Solicite uma cotação sem compromisso
Download do pacote em PDF
Enviar pacote por e-mail